Em reunião realizada na manhã da quinta-feira (07), na Secretaria de Agricultura e Abastecimento, o secretário geral da Academia Ibero-americana de Gastronomia, Alfonso Marín, reforçou o convite à Secretaria, em especial à Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (CODEAGRO), na participação do evento “São Paulo Capital Ibero-Americana da Cultura Gastronômica”, em setembro deste ano. A segurança alimentar e agricultura familiar serão temas do festival.

O encontro contou com o secretário da Academia, representantes da Must Marketing, organizadora do festival e o coordenador da CODEAGRO, José Valverde. O coordenador relatou que vai promover o evento de modo institucional e ressaltou que para capital paulista, a festividade engrandece o papel da cidade na gastronomia nas políticas públicas voltadas à segurança alimentar. Ainda destacou a importância do evento para a Coordenadoria. ” Esse evento representa todos os eixos de atuação da CODEAGRO, que perpassa à alimentação saudável até o apoio ao pequeno agricultor, temas prioritários do Governo Geraldo Alckmin, que contam com o apoio do Secretário da Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim”.

Marín relatou que a cidade representará o polo da economia alimentar do País e comentou a importância do evento. “São Paulo sendo a capital da cultura gastronômica em 2018, não teria nenhum sentido sem o trabalho desenvolvido pela agricultura da cidade e também do Brasil”. Segundo o secretário geral, para homenagear a Capital da Cultura Gastronômica, é pretendido abordar quatro pilares: a agricultura saudável, sustentável, solidária e prazerosa.

O representante da Must Marketing, Rubem Valduga, destacou a importância da presença da Secretaria, devido a orientação às políticas públicas que devem ser apoiadas no evento. Valduga ainda informou que ocorrerá algumas apresentações da culinária ibero-americana em lugares de maior concentração, que objetivam a reflexão da importância da alimentação saudável e dos pilares que norteiam o evento.

São Paulo Capital Ibero-americana da Cultura gastronômica terá ações durante o ano todo, com destaque entre os dias 14 e 23 de setembro, na Casa das Caldeiras, na Barra Funda, com participação da CODEAGRO.